Segurança das aeronaves da década de 70 e 80 - Parte 2


Leia a parte inicial desta matéria neste link (clique aqui), onde você compreenderá a expansão do mercado da aviação geral americano ao longo das décadas de 60, 70 e 90. Fatores determinantes para o fornecimento de aviões ao mundo inteiro.

Governo Militar no Brasil - Economia de divisas e da proteção à indústria nacional.

Buscando incentivar o desenvolvimento tecnológico local, no ano de 1984, o governo brasileiro promover medidas de proteção à indústria nacional. Estas leis previam rígidos limites para importação de produtos tecnológicos, impactando diretamente na importação de aviões. Em contra-partida, a Embraer já havia firmado em 1974, um contrato de transferência de tecnologia com a Piper, conseguindo a licença para produção de aeronaves no Brasil, seguindo os projetos americanos, com pequenas e pontuais alterações.

A princípio, seriam produzidos no Brasil os monomotores Tupi, Carioca e Corisco, variantes do Piper Cherokee e Arrow, e o bimotor Seneca.

Embraer Carioca

Esta possibilidade, fez com que o mercado de aeronaves de pequeno porte brasileiro fosse suprido por modelos como nacionais. Por esta razão, é possível encontrar disponíveis no mercado tantas opções de modelos fabricados pela Embraer durante os anos em que o mercado americano encontrava-se em crise.

Segurança operacional das aeronaves desta geração

Ao contrário do que se pode imaginar, com a aprovação do GARA, que encerrava a responsabilidade dos fabricantes sobre aeronaves com mais de 18 anos, os índices de acidentes com aeronaves mais antigas foram drasticamente reduzidos.

Campanhas de conscientização da importância da manutenção e a evolução dos programas de controle, tornaram extremamente segura a operação de aeronaves produzidas nesta época.

A frequente inspeção e periódica substituição de componentes críticos torna estas aeronaves tão seguras quanto as mais modernas, devendo sempre ser observado se o programa de manutenção do fabricante, diretrizes aeronáuticas e boletins foram cumpridos.

É importante observar também, que estes modelos fabricados há mais tempo, vem sendo observados e acompanhados pelos fabricantes até hoje, o que permite uma vasta e profunda análise e conhecimento de eventuais problemas.

Sempre que alguma característica operacional indesejada é detectada, o fabricante realiza uma publicação oficial sinalizando a todos os proprietários as características e as medidas a serem tomadas.

De forma simples, aeronaves antigas são monitoradas pelos fabricantes, enquanto as aeronaves novas, embora mais modernas, ainda não “passaram pelo teste do tempo”.

Resumindo

O que determina a segurança de uma aeronave é o controle de manutenção realizado sobre ela. Uma aeronave com apenas 1 ano de uso imprudente é potencialmente mais perigosa que um avião clássico minuciosamente mantido.

Sempre que for comprar um avião, é fundamenta saber sobre seu histórico de manutenção. Esta verificação é realizada por profissionais capacitados, durante a “Inspeção pré-compra”.