Monomotores de 6 lugares

Aliar a capacidade de carga de um bimotor com o consumo de monomotor parece uma opção interessante, não? Cobiçados por muitos, nesta matéria vamos avaliar e comparar dados do fabricante de 5 monomotores com 6 lugares disponíveis no mercado brasileiro.

Dada a simplicidade da operação, aeronaves deste perfil são homologadas para voar com apenas um piloto, oferecendo 5 assentos para passageiros. Essa configuração torna esta categoria de aeronaves muito versátil à várias famílias e empresas.

Dados os limites de performance e segurança, que podem ser conhecidos mais profundamente nesta matéria (É seguro ocupar todos os assentos do avião?), é realmente útil contar com 2 assentos a mais para eventualidades onde levar mais pessoas seja fundamental. De toda forma, comprar um avião planejando utilizar a capacidade máxima de passageiros pode ser uma estratégia não muito eficiente. É importante considerar que a grande maioria de aviões, opera fora do envelope quando todos os assentos estão ocupados, tanques cheios e carregados de bagagem.

Embora existam outras opções de monomotores a pistão que também transportem 6 pessoas, como o Piper Matrix, esta matéria mantém o foco sobre as opções consagradas e conhecidas dos pilotos e proprietários. Conheça mais sobre este incrível projeto da Piper na matéria especial que a Aviõesnet produziu sobre a família Piper Malibu: PIPER MATRIX, MERIDIAN, MIRAGE E JETPROP – CONHEÇA A FAMÍLIA DE MONOMOTORES MALIBU.

Vamos aos modelos analisados neste comparativo:

Beechcraft Bonanza A36 - (clique para conhecer as opções em nosso catálogo)

Bonanza A36

Evolução do projeto inicial do Bonanza (V35B e F33A), que originalmente transportava apenas 4 ocupantes, o A36 trás uma característica marcante no projeto: porta de embarque lateral dupla, facilitando o acesso dos passageiros, que em adaptações dos modelos anteriores, era feito pela porta de carga, a famosa "portinha de cachorro". O Bonanza A36 consagrou-se ao completar 50 anos de produção, matendo características de seu projeto original que se mantem atualizadas até os dias de hoje, porém agora contando com modernos aviônicos como a suíte G1000 e ar-condicionado.

Cessna 206 - Stationair (clique para conhecer as opções em nosso catálogo)

Cessna 206

Fabricado pela Cessna entre 1962 e 1986, posteriormente teve a produção retomada em 1998 e segue em linha de produção até os dias de hoje, consagra-se como uma "jóia" da Textron. Aliando simplicidade operacional, grande capacidade de carga, espaço interno razoável e possibilidade de operação segura em pistas não pavimentadas, o Stationair é muito conceituado entre aviadores e proprietários.

Cessna 210 - Centurion (clique para conhecer as opções em nosso catálogo)

Cessna 210

Projeto prévio e bastante semelhante ao Cessna 206, o C210 trás como características marcantes o memorável trem de pouso retrátil que recolhe para trás. Visualmente distinto pela ausência e suportes nas asas (na grande maioria das versões), foi produzido entre 1957 e 1986. Posicionava-se no mercado como uma opção ligeramente superior ao 206, porém são variantes de um mesmo projeto, o que faz com que tenham características de espaço interno e custo operacional muito próximas.

Embraer, Neiva Minuano - Piper Cherokee Six (clique para conhecer as opções em nosso catálogo)

Minuano

Fabricado no Brasil sob licença da Piper entre os anos 1965 e 1996 com o nome Embraer EMB-720 Minuano, o Cherokee Six, nome do projeto nos Estados Unidos, é a opção da Piper para quem procura um monomotor de operação simples, robusta e de trem fixo. O que limita um pouco a velocidade de cruzeiro da aeronave. No entanto, sua fuselagem segue o projeto do Piper Seneca, um bimotor conhecido pelo espaço interno e conforto dos passageiros. Devido às suas características operacionais, posiciona-se como concorrente direto do Cessna 206.

Embraer, Neiva, Sertanejo - Piper Saratoga (clique para conhecer as opções em nosso catálogo)

Sertanejo

Tal como o Cessna 210 e o 206, o Embraer Sertanejo é uma variante do Minuano com alguns itens de requinte, como trem de pouso retrátil. Além disso, possui asa mais afilada, que proporciona um acréscimo em velocidade em comparaçãom seu "irmão". Produzido sob licença da Piper com o nome Embraer EMB-721 Sertanejo, esta opção teve apenas 208 unidades produzidas no Brasil. Como diferencial do Minuano, conta a configuração opcional que permite levar 7 pessoas (1 piloto + 6 passageiros).

Performance

Compreender as características de voo de cada opção é fundamental para uma escolha assertiva. Do contrário, são grandes as chances de frustração em um investimento mal direcionado. A tabela abaixo compara informações básicas das opções citadas acima, com informações levantadas diretamente de pilotos que operam os aviões:

AviãoMotorRegimeVelocidade (GS sem vento)ConsumoPeso máx. dec.
Bonanza A36 IO-550 - 300HP
(aspirado)
2.500 rpm
21 polegadas
165 kt  65 L/H 1.680 kg
Cessna 206 IO-520 - 300HP
(aspirado)
2.350 rpm
21 polegadas
135 kt 60 L/H 1.633 kg
Cessna 210 IO-550 - 300HP
(aspirado)
2.400 rpm
21 polegadas
170kt 70 L/H  1.555 kg
Minuano IO-520 - 300HP
(aspirado)
2.400 rpm
21 polegadas
135 kt  60 L/H 1.542 kg 
Sertanejo IO-540 - 300HP
(aspirado)
2.400 rpm
21 polegadas
140kt  70 L/H 1.632 kg

O consumo indicado acima é afirmado pelos pilotos entrevistados e varia em função do regime de potência escolhido e ajuste de mistura adotado. Para todos os casos, foi utilizado o ajuste ROP (Rich of peak) pico -30ºC. Recomenda-se a consulta do manual para identificar os melhores regimes e ajustes para seu motor.

É importante ressaltar que cada avião tem suas particularidades e cada voo tem suas características específicas de peso, temperatura, pressão, etc. Portanto, os dados apresentados na tabela acima servem apenas como referência de comparação.

Custo operacional

Todas as opções comparadas oferecem custo de manutenção bastante semelhante, variando diretamente as opções que possuem trem de pouso retrátil, visto que este demanda algumas manutenções de rotina específicas.

Deve ser observado a relação entre o consumo e velocidade para encontrar a melhor razão de consumo em função do tempo de voo, uma vez que um consumo inferior, porém em um tempo de voo mais longo, pode tornar a viagem mais cara.

Valor de mercado

Sabe-se que o valor de um avião não depende exclusivamente de seu ano de fabricação, mas sim de seu estado de conservação, equipamentos instalados e horas disponíveis. A tabela abaixo serve apenas como um comparativo superficial, levando em consideração um valor médio de cada modelo, de acordo com as opções disponíveis no mercado em 2017. Obviamente, não é um compromisso com os anúncios do site e possivelmente serão encontradas aeronaves dentro das faixas de anos, em valores diferentes da estimativa apresentada.

Avião1975 - 19891990 - 20002001 - 2017
Bonanza A36  R$ 450 mil a R$ 700 mil  R$ 650 mil a R$ 1.2 milhõesl  + de R$ 1.2 milhões
Cessna 206  R$ 450 mil a R$ 800 mil  R$ 650 mil a R$ 1 milhão  + de R$ 1 milhão
Cessna 210  R$ 500 mil a R$ 1.5 milhões  Não fabricado nestes anos
Minuano  R$ 400 mil a R$ 700 mil  R$ 650 mil a R$ 800 mil  Não fabricado nestes anos
Sertanejo  R$ 400 mil a R$ 700 mil  Não fabricado nestes anos

Então, qual é a melhor opção?

Analisadas as tabelas de comparação, é possível perceber que não existe avião "melhor" que o outro, mas sim um avião que melhor se encaixe na missão prevista para o proprietário. Por esta razão é fundamental que ao comprar um avião, o comprador seja corretamente orientado para compreender as características positivas e negativas do avião que está comprando. Conte com Aviõesnet para orientar a escolha, encontrar a aeronave ideal e assessorar todo o processo de compra ou venda de um avião.