Entenda a importância da inspeção durante a pré-compra de um avião

Por que fazer a inspeção pré-compra de um avião?

Respondendo diretamente: porque você precisa conhecer o produto que está comprando. A inspeção pré-compra é um requisito básico para qualquer pessoa que pretende adquirir um avião. E você deve fazê-la não apenas para negociar melhor o preço e condições de pagamento, mas também para garantir a sua segurança.

Mas, o que é a inspeção pré-compra?

A inspeção pré-compra é uma avaliação total da aeronave. Isso significa uma varredura completa da condição técnica, dos programas de manutenção requeridos pelo fabricante e pela autoridade de aviação civil de determinada aeronave. Para realizar a inspeção é preciso solicitar os serviços de um mecânico ou empresa homologada para o tipo de aeronave que se pretende adquirir.

O profissional ou empresa escolhidos irão elaborar um relatório de discrepâncias sobre as reais condições da aeronave. Isso proporciona transparência e confiabilidade ao negócio.

E quais os principais itens da inspeção pré-compra?

Agora que você já sabe a importância da inspeção pré-compra, fique atento aos itens necessários para que ela seja realizada de forma eficiente:

  • Análise da performance dos motores e testes de vibração;
  • Inspeção dos parabrisas e janelas, quanto a rachaduras e deformações;
  • Inspeção quanto à corrosão geral nos pontos críticos da estrutura;
  • Teste funcional de todo o sistema elétrico e eletrônico;
  • Análise de toda documentação técnica para avaliação dos itens vencidos (ou a vencer) e boletins de serviços aplicáveis.

Parece burocrático, mas é simples de fazer. Só assim você terá certeza se sua compra é segura.

Gostou do assunto? Então, continue acompanhando nosso blog e a AviõesNet no Facebook e no Instagram!