5 erros comuns na hora de comprar o primeiro avião

A venda de aviões particulares vem crescendo a cada ano que passa. Em cinco anos, o número subiu em 32%, segundo a ANAC. Com a popularização das aeronaves, surge também um público que nunca teve contato com este tipo mercado.  Cada vez mais o brasileiro vem percebendo a agilidade que um avião pode trazer, deixando de ser um luxo e tornando-se uma necessidade, uma ferramenta de trabalho. Por isso, trazemos hoje 5 erros bastante comuns que você precisa evitar durante o processo de compra do seu primeiro avião privado.  

01 – Escolher o avião inadequado para seu perfil: Definir o perfil é a etapa inicial para a escolha de um avião. A escolha errada pode trazer grandes problemas, desde o custo operacional desnecessariamente elevado até a exposição ao risco operacional. Na hora de comprar um avião, é preciso ter em mente qual a média de passageiros, qual será a média de distância nas viagens, quais equipamentos são necessários, etc. E na hora de aceitar qualquer conselho, pergunte diretamente: “Quanto tempo já teve de contato com esse tipo de aeronave? ”

02 – Não reconhecer o real custo da propriedade: Ao comprar um avião é preciso ter em mente sobre os impactos que estes custos podem ocasionar na sua vida pessoal. Após o investimento de comprar um avião, você terá custos fixos (que serão pagos voando ou não) como seguro e hangaragem, tripulação, taxas e também os custos diretos (pagos quando voa), como combustível, óleo, manutenção, etc. Por isso, antes de comprar um avião, faça suas contas!

03 – Fazer economias durante o processo de avaliação pré-compra: Se tem um processo que você não deve deixar de fazer é a inspeção pré-compra, que contempla a revisão de documentos, situação física da aeronave, histórico, etc. O processo de avaliação é um momento chave para realizar uma compra de sucesso. Por isso, nada de cortar despesas nesta etapa. Combinado?

04 – Extrapolar o orçamento durante a compra: Durante o processo de compra, é bastante comum se empolgar e querer o melhor avião disponível. Neste momento, o bom-senso é crucial. É preciso ter uma reserva sólida de dinheiro para qualquer surpresa desagradável que surgir no primeiro ano.  

05 – Deixar de escutar a tripulação: A sua tripulação será responsável pelo planejamento e supervisão da manutenção, portanto, é esperado que eles tenham opiniões sobre o tipo de aeronave recomendada para sua operação. Além disso, é provável que eles conheçam o histórico de aeronaves semi-novas e usadas. Escolher uma tripulação adequada proporciona economia durante a compra e durante toda a vida útil do equipamento.

Esquecemos de alguma dica? Deixe a sua nos comentários e ajude os compradores de primeira viagem a não cometerem erros na hora de escolher seu primeiro avião! Continue acompanhando a AviõesNet no Facebook e no Instagram.