Turbohélice - Combinação de vantagens: segurança, eficiência e simplicidade

Opção de transição entre os convencionais motores a pistão e motores a jato, os motores turbohélice trazem um conjunto de vantagens técnicas incrível, podendo surpreender em performance.

Comumente encontrado nos aeroportos equipando aeronaves executivas como o King Air, Meridian, Cheyenne, Xingu, Pilatus ou em aeronaves de grande porte, como o ATR, este tipo de motor oferece a possibilidade de voo em altitudes superiores aos motores convencionais, trazendo consigo vantagens dos motores a reação como simplicidade na construção, confiabilidade e eficiência.

Como funciona um motor turbohélice

Ao contrário do que alguns podem pensar, estes motores se assemelham muito a um motor a jato, com a diferença de ter acoplado em seu eixo, uma hélice, responsável pela maior parte da tração gerada pelo grupo moto propulsor.

Além do deslocamento de ar proporcionado pelo movimento das pás da hélice, a exaustão dos gases de escape também contribuem para a tração final da aeronave, porém em porção minoritária e eventualmente, até residual.

Seu funcionamento é baseado em um eixo contínuo, que conecta os compressores e as turbinas, separado pela câmara de combustão, onde o ar comprimido é queimado e por reação, expelido em alta velocidade. Este mesmo ar aciona as turbinas, que por estarem conectadas aos compressores, os gira tornando a admissão e compressão de ar cada vez maior.

O ciclo se encerra com a descarga do ar no ambiente e aí é que está a principal diferença de um motor turbohélice para um motor a jato: As turbinas dos turbohélice estão conectadas em um que é ligado à hélice, através de um governador. Este último dispositivo é responsável por controlar o ângulo de incidência da pá, determinando a velocidade com a qual ela girará (RPM).

Motor turbohélice

Vantagens dos motores turbohélice em comparação com motores convencionais (pistão)

  • Menos partes móveis: que reduzem as possibilidades de panes ou quebras durante o funcionamento;
  • Robustez: a simplicidade de seu funcionamento faz com que sua operação seja mais flexível a condições externas como temperaturas extremas e combustíveis menos puros;
  • Melhor relação peso x potência disponível: comparando os pesos entre os dois tipos de motores, a potência gerada por kilo de peso do motor é maior no turbohélice.

Um motor turbohélice é melhor que um motor convencional?

Não existe um motor melhor que o outro. O tipo de operação é quem vai definir qual é motor mais adequado para seu perfil. Um motor turbohélice pode ser uma excelente escolha caso você precise realizar deslocamentos em níveis mais elevados que os proporcionados por motores a pistão.

Vantagens dos motores turbohélice em comparação com motores a jato (turbofan)

  • Velocidade de resposta: o intervalo entre o comando do piloto e a resposta do avião é mais curto em motores turbohélice;
  • Possibilidade de operação em pistas de terra: este tipo de motor tem menos problemas com a admissão de ar contaminado por poeira e pedras soltas na pista;
  • Operação em pistas curtas: a maior aceleração dos motores turbohélice em relação aos jato, permite decolagem em pistas curtas com maior tranquilidade;
  • Maior rede de oficinas homologadas: reduz diretamente o custo de manutenção.

Um motor turbohélice é melhor que um motor a jato?

Novamente: não é tão simples definir um melhor tipo de motor. As velocidades de cruzeiro de um motor turbofan são superiores aos turbohélice devido à limitação de velocidade de rotação da hélice. No entanto, em uma visão superficial e rápida, um motor turbohélice permite decolar de uma pista de fazenda, curta e não pavimentada.

Aeronaves que utilizam esse tipo de motor

Amplamente conhecido na aviação executiva, o motor PT-6 (Pratney Whitney) demonstrou ao longo dos anos sua maravilhosa relação custo-benefício, equipando vários sucessos do mercado.

Além dele, motores como o PW-100 que equipam o ATR, também demonstram a confiabilidade desta tecnologia.

Bimotores turbohélice

Aeronaves da aviação geral, de alta performance e situadas entre os bimotores avançados (Seneca, Baron, Navajo) e jatos leves (Phenon 100 e Mustang).

Beechcraft Kingair (Clique para conhecer as oportunidades de nosso catálogo)

Beechcraft King Air 200

Líder absoluto do segmento, o King Air conta com essa motorização em absolutamente todas suas variações, desde o A90, que foi lançado em 1960, até o King Air 350, produzido até os dias de hoje.

Devido ao fato de ser produzido ao longo de vários anos, teve inúmeras variações de motorização, apelidadas de "traço", entre os pilotos. A versatilidade deste motor é notada pela possibilidade de equipar com eficiência e economia uma aeronave para 8 pessoas (1 piloto + 7 passageiros) até uma aeronave para 12 pessoas (1 piloto + 11 passageiros) com performance e segurança.

Piper Cheyenne (Clique para conhecer as oportunidades de nosso catálogo)

Piper Cheyenne II

Concorrente direto do King Air, o Piper Cheyenne alcançava velocidades superiores, porém com menor espaço interno. Seus motores PT-6 proporcionaram uma performance admirável, fazendo deste avião um clássico querido por todos que já o pilotaram.

Atualmente explorado em sua maioria por empresas de UTI Aeromédica, este avião combina um baixo custo operacional e satisfatória velocidade de cruzeiro, tornando sua operação muito atraente para proprietários que pretendem voar bastante.

Embraer Xingu (Clique para conhecer as oportunidades de nosso catálogo)

 Embraer Xingu

Projeto ambicioso da indústria aeronáutica Brasileira, o Xingu representava uma fortíssima concorrência aos dois modelos apresentados anteriormente. Aerodinâmica avançada e componentes bem acertados fizeram com que este projeto se destacasse durante seu lançamento e anos iniciais.

Instabilidades de mercado da época inviabilizaram sua homologação nos Estados Unidos, maior mercado de aviões da época, tornando o projeto um fracasso comercial que logo foi encerrado pela Embraer. Esta aeronave ainda é facilmente encontrada por aeroportos no Brasil e seus proprietários geralmente tem elevado índice de satisfação com seu equipamento.

Monomotores turbohélice

Segmento recente da aviação geral, estas aeronaves tem tomado cada vez mais espaço no mercado. Um conjunto acertado de segurança, economia e eficiência provada em números grandiosos, tornam estes aviões uma grande oportunidade.

A segurança deste tipo de motor,  tem rompido um antigo paradigma de que monomotores não são confiáveis para voos noturnos ou em condição de voo por instrumentos.

Cessna Caravan (Clique para conhecer as oportunidades de nosso catálogo)

Cessna Caravan

Versátil monomotor de grande capacidade de carga, este avião vem sendo utilizado em missões de malotes e até mesmo pequenas linhas aéreas em regiões de pouco desenvolvimento da infraestrutura de aviação.

Versões anfíbias também tem destaque no norte do país, onde facilitam o deslocamento de pessoas explorando sua performance de decolagme e pousos curtos.

Piper Meridian (Clique para conhecer as oportunidades de nosso catálogo)

Piper Meridian

Versão mais avançada do projeto Piper Malibu, oferece uma excelente velocidade de cruzeiro, baixo consumo e considerável conforto para seus passageiros. Confira mais sobre esta aeronave em nossa matéria especial sobre a família Piper Malibu, clique aqui.

Pilatus PC-12 (Clique para conhecer as oportunidades de nosso catálogo)

Pilatus PC-12

Destaque no segmento, o Pilatus oferece uma grande capacidade de carga com fácil embarque através de sua ampla porta de carga. Além de uma configuração de assentos espaçosa e muito confortável para os passageiros.

Equipado com uma moderna suíte de equipamentos, este avião tem sido uma grande revelação no mercado, conquistando cada vez mais proprietários no Brasil e no mundo.

Devo comprar um turbohélice?

As variações de mercado podem tornar a compra de um turbohélice uma opção interessante, e sem dúvida alguma é. Clientes que buscam um avião maior, mais veloz ou mais robusto que os tradicionais a pistão ou que tem objetivo de reduzir os custos operacionais dos jatos ou operar em condições mais críticas, sempre avaliam a possibilidade de arquisição de uma aeronave desta categoria.

Entre os proprietários de turbohélice, é raríssimo encontrar algum que não esteja satisfeito com seu avião, portanto, nós recomendamos a pesquisa entre as opções disponíveis e estamos à diposição para ajudá-lo a identificar a melhor oportunidade para seu perfil.